Em 2023, mesmo com uma queda na produção em função das adversidades climáticas, Tacima-PB mais uma vez alcançou o 1° LUGAR como naior produtor de algodão orgânico da Paraíba.
No último dia 9 de abril (terça) a Prefeitura de Tacima-PB através da Secretaria M. de Agricultura e Pecuária, juntamente com o ICC, a Coopnatural e a EMPAER, realizaram um encontro junto a 42 agricultores tacimenses, onde ocorreu a assinatura dos contratos, a entrega das sementes, esclarecimentos e recomendações técnicas de cultivo, referentes ao Projeto Algodão Orgânico do Semiárido.
Em 2023, mesmo com uma queda na produção em função das adversidades climáticas, Tacima-PB mais uma vez alcançou o 1° LUGAR como naior produtor de algodão orgânico da Paraíba. A expectativa para 2024 são as melhores possíveis, pois o preço do algodão em rama que em 2023 foi de R$ 3,50 o kg, agora em 2024 será de R$ 5,00 o kg, além do aumento de 29 para 42 agricultores cadastrados no projeto.
" Desde 2021, nosso município vem tendo um grande destaque como o maior produtor de algodão orgânico da Paraíba, ocupando o 1° lugar, onde em 2021 alcançamos uma produção de quase 70 toneladas, e digo com convicção, temos um grandioso potencial a ser explorado nesse segmento, podendo quadruplicar essa produção " - disse o Secretário Bilac Soares.
O projeto oferece gratuitamente total apoio e incentivo aos agricultores cadastrados, a distribuição de sementes certificadas, o preparo do solo para o plantio, os sacos para colheita e armazenamento, assistência técnica, a certificação, o transporte para escoamento da produção, além da garantia do preço e da compra de toda a produção.
Estiveram presentes no encontro, os 42 agricultores cadastrados no projeto, o Prefeito Xató, o Secretário M. de Agricultura e Pecuária Bilac Soares, a presidente do STTR Geralda Sousa e os extensionistas da EMPAER Arlino Bonifácio e Jomar Torres.