No mês de setembro, o mundo se une para conscientizar sobre duas importantes causas: a prevenção ao suicídio e a inclusão social das pessoas com deficiência. Em Tacima, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, está tomando medidas significativas para destacar essas questões por meio de uma programação especial. Esta iniciativa demonstra o compromisso da gestão do prefeito Xató em apoiar a saúde mental e a inclusão social de todos os cidadãos.Setembro Amarelo: É um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor "amarela" é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).Setembro Verde: A data referente ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituída em 1982 pelos movimentos sociais que lutavam para os direitos de PCDs, mas foi oficializada pela Lei n.º 11.133 de 14 de julho de 2005 pelo então vice-presidente José de Alencar, instituída na mesma data do Dia da Árvore, sendo essa escolha proposital.Por isso a cor escolhida para a causa foi o verde, pois o verde das árvores simboliza a esperança. A esperança de um país mais inclusivo.A programação para o Setembro Amarelo e o Setembro Verde em Tacima inclui uma série de eventos e atividades que visam conscientizar e envolver a comunidade em geral. Confira a programação no post digital abaixo:Esta importante ação demonstra um compromisso sólido com a conscientização sobre questões de saúde mental e inclusão social. Espera-se que esses eventos e atividades incentivem a comunidade a se unir, aprender mais sobre essas questões cruciais e trabalhar juntos para criar um ambiente mais inclusivo e solidário em todo lugar."Convidamos calorosamente cada um de vocês a se envolverem e participarem ativamente da programação especial promovida pela prefeitura em parceria com as secretarias de educação e saúde em apoio ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio) e Setembro Verde (mês de inclusão social das pessoas com deficiência). Este é um momento importante para nos unirmos como comunidade, aprendermos juntos e demonstrarmos solidariedade às pessoas que enfrentam desafios significativos." Finalizou a Secretária de Educação e Cultura Luciana Macedo.
No mês de setembro, o mundo se une para conscientizar sobre duas importantes causas: a prevenção ao suicídio e a inclusão social das pessoas com deficiência. Em Tacima, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, está tomando medidas significativas para destacar essas questões por meio de uma programação especial. Esta iniciativa demonstra o compromisso da gestão do prefeito Xató em apoiar a saúde mental e a inclusão social de todos os cidadãos.
Setembro Amarelo: É um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor "amarela" é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Setembro Verde: A data referente ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituída em 1982 pelos movimentos sociais que lutavam para os direitos de PCDs, mas foi oficializada pela Lei n.º 11.133 de 14 de julho de 2005 pelo então vice-presidente José de Alencar, instituída na mesma data do Dia da Árvore, sendo essa escolha proposital.
Por isso a cor escolhida para a causa foi o verde, pois o verde das árvores simboliza a esperança. A esperança de um país mais inclusivo.
A programação para o Setembro Amarelo e o Setembro Verde em Tacima inclui uma série de eventos e atividades que visam conscientizar e envolver a comunidade em geral. Confira a programação no post digital abaixo:
Esta importante ação demonstra um compromisso sólido com a conscientização sobre questões de saúde mental e inclusão social. Espera-se que esses eventos e atividades incentivem a comunidade a se unir, aprender mais sobre essas questões cruciais e trabalhar juntos para criar um ambiente mais inclusivo e solidário em todo lugar.
"Convidamos calorosamente cada um de vocês a se envolverem e participarem ativamente da programação especial promovida pela prefeitura em parceria com as secretarias de educação e saúde em apoio ao Setembro Amarelo (mês de prevenção ao suicídio) e Setembro Verde (mês de inclusão social das pessoas com deficiência). Este é um momento importante para nos unirmos como comunidade, aprendermos juntos e demonstrarmos solidariedade às pessoas que enfrentam desafios significativos." Finalizou a Secretária de Educação e Cultura Luciana Macedo.