NOTÍCIAS

17-OUT-2024

TACIMA SE DESTACA COMO MAIOR PRODUTOR DE ALGODÃO ORGÂNICO DA PARAÍBA. SAIBA MAIS!

Tacima se destaca como o maior produtor de algodão orgânico, com a participação de 24 famílias agricultoras e uma área cultivada de 56 hectares.

#Agricultura POR DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 17 DE OUTUBRO DE 2024

A cadeia produtiva do algodão orgânico na Paraíba consolidou-se como referência de desenvolvimento sustentável e inclusão social, gerando postos de trabalho, renda e qualidade de vida para centenas de famílias agricultoras no estado. A cultura beneficia 335 famílias em uma área de 405 hectares de terra plantada com algodão orgânico branco. Esse avanço é resultado do acompanhamento da Empresa Paraibana de Pesquisa Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), inciativa do Governo do Estado.

Segundo o coordenador Regional da Empaer em Solânea, Gustavo José Barbosa, o município de Tacima se destaca como o maior produtor de algodão orgânico, com a participação de 24 famílias agricultoras e uma área cultivada de 56 hectares. A produção esperada para este ano é de 35 toneladas. "Apesar da adversidade climática, o algodão foi a cultura que apresentou maior produção", observou.

O agricultor Lenilson de Oliveira, do Assentamento Vazante, município de Tacima, localizado no Curimataú Oriental, expressou entusiasmo ao falar sobre os incentivos para o cultivo do algodão orgânico. Entre os benefícios, ele destacou o apoio organizacional e a assistência da Empaer, o preço valorizado do produto e também os cortes de terras ofertados pela prefeitura de Tacima, além do fornecimento de sacos para armazenamento, cedidos pelo Instituto Casaca de Couro. "A minha expectativa é expandir a área de plantio e, consequentemente, aumentar a minha produção", afirmou.

Indiscutivelmente é um excelente projeto para a agricultura familiar paraibana, e de modo particular tacimense! Pois com a junção e parceria dos órgãos fomentadores envolvidos, a exemplo da EMPAER e da prefeitura municipal de Tacima através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, o agricultor familiar tacimense tem disponível a seu favor uma atividade altamente rentável e lucrativa, e assim, o município de Tacima vem sendo destaque na produção dessa cultura neste segmento, sendo inclusive, o maior produtor de algodão orgânico do estado da Paraíba em 2023.

Empaer/Solânea - Na Gerência Regional da Empaer em Solânea, o Projeto Algodão Orgânico, cultivado com a variedade BRS 416, abrange cinco municípios, com a participação de 45 agricultores familiares e uma área plantada de 95,5 hectares. A produção esperada de algodão branco em rama é de aproximadamente 50 toneladas, e a comercialização, ao preço de R$ 5,00 o quilo, será feita diretamente pelo Instituto Casaca de Couro.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais, essa cadeia produtiva se destaca também pela sua capacidade de criar valor agregado, integrando agricultores a mercados em níveis nacional e internacional. Segundo ele, o Programa +Algodão, liderado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), conta com a experiência da assistência técnica da Empaer da Paraíba nos processos de formação de técnicos e agricultores, nos países da Cooperação Trilateral -Brasil/FAO e países da América Latina.

Jefferson lembrou que o trabalho de extensão rural da Empaer foi de fundamental importância para o sucesso das famílias que participam do projeto. "Os extensionistas seguem organizando, capacitando e assessorando todas as etapas do processo produtivo, desde o preparo do solo até a comercialização". Além da assistência técnica de forma contínua, eles ensinam técnicas de plantio do algodão consorciado com outras culturas, estratégias de preservação de solo e controle de pragas e doenças.

Araruna, com sete agricultores, cultivando uma área de l6 hectares, ocupa o segundo lugar. A perspectiva de produção é de seis toneladas. Em seguida Dona Inês, com uma produção esperada também de seis toneladas, contempla cinco agricultores, em uma área de 11 hectares. O município de Damião, por sua vez, beneficia sete agricultores, com uma área cultivada de sete hectares e uma produção estimada de 1,5 tonelada. Em último lugar, fica Cacimba de Dentro com apenas dois produtores contemplados com cinco hectares plantados e uma produção estimada de 1,5 tonelada de algodão.

Na Paraíba, são 41 municípios produtores de algodão branco orgânico, integrantes das regiões administrativas da Empaer de Campina Grande, Guarabira, Itaporanga, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Pombal, Serra Branca, Sousa e Solânea.

O Projeto Algodão Orgânico da Paraíba conta com importantes parcerias da Embrapa Algodão, da Norfil - empresa de fiação que proporciona todas as garantias comerciais de certificação e de logística; da Coopnatural- cooperativa articuladora do processo de comercialização e da Empaer, representante do Governo da Paraíba e responsável pelo trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

FONTE: GOVERNO DA PARAÍBA - paraiba.pb.gov.br

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 15 dia(s)

Prefeitura de Tacima realiza manutenção e reposição de lâmpadas na iluminação pública da cidade e zona rural.

O prefeito Xató, destacou a importância deste tipo de serviço para o desenvolvimento do município.

#Administração Há 21 dia(s)

TACIMA PARTICIPA DO 7º ENCONTRO DO PROGRAMA LIDER DO SEBRAE. SAIBA MAIS!

Nos dias 11 e 12 de novembro, a Secretária de Turismo do município de Tacima Josivania A [...]

#Administração Há 24 dia(s)

Prefeitura decreta estado de emergência por conta de baixos índices de chuvas no município de Tacima.

A Prefeitura de Tacima publicou no último dia 08 de novembro de 2024 um decreto que decl [...]

#Administração Há 175 dia(s)

EM AUDIÊNCIA COM VICE-GOVERNADORIA, PREFEITO XATÓ SOLICITA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA, CASAS POPULARES E MINI VILA OLÍMPICA.

EM AUDIÊNCIA COM VICE-GOVERNADORIA, PREFEITO XATÓ SOLICITA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA TÉCNICA, CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES E CONSTRUÇÃO DE UMA MINI VILA OLÍMPICA NO POVOADO BRAGA

#Administração Há 181 dia(s)

ODM 2024-2025: PREFEITURA ENCERRA CICLO DE AUDIÊNCIAS DO ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO MUNICIPAL EM CACHOEIRINHA, BRAGA E TACIMA

Durante esses encontros, a população teve a oportunidade de dialogar diretamente com a administração municipal, expressando suas necessidades e prioridades.

#Educação Há 185 dia(s)

Tacima é destaque no maior evento de inovação do Nordeste com projeto de filho da terra. Saiba mais!

A Prefeitura de Tacima tem o orgulho de anunciar que a cidade estará representada no mai [...]

#Administração Há 188 dia(s)

Prefeitura de Tacima lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Municipal. Confira!

A sua participação nas plenárias é muito importante, o Governo Municipal de Tacima quer conhecer as prioridades da população, para que sejam colocadas em práticas.

#Administração Há 198 dia(s)

PREFEITURA DE TACIMA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO BAIXOS ÍNDICES DE CHUVAS NO MUNICÍPIO.

O decreto municipal leva em consideração que o Município se encontra encravado na Região [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito